Qual é a diferença entre um nutricionista e um nutrólogo?

Quando se fala de tratamento baseado em práticas alimentares saudáveis, a primeira coisa que vem na cabeça é um nutricionista, certo? No entanto, ele não é o único profissional ligado a esta área específica. Há também o nutrólogo, que, apesar de ter especialização similar à do nutricionista, possui características próprias.

Nutricionista e nutrólogo possuem formação e competências distintas

Para início de conversa, ambos diferem entre si quanto à formação. “O nutricionista é graduado em Nutrição, em curso de nível superior, com 5 anos de duração. Após, pode se especializar em algumas áreas específicas (clínica, esportiva, funcional, etc.) em pós-graduação e/ou residência. O nutrólogo é graduado em Medicina, com 6 anos de duração e posteriormente se especializa em nutrição em curso de residência ou pós-graduação”, pontua a nutricionista Ana Paula Moura.

Além disso, cada uma das ocupações dispõe de competências diferentes. “O nutrólogo é indicado para tratar sintomas, diagnosticar e orientar sobre as doenças nutricionais. Correlaciona o diagnóstico da patologia nutricional com outras áreas da medicina, como gastroenterologia,  oncologia, etc., sendo também habilitado para prescrição de medicamentos, se for preciso”, explica. “Já o nutricionista define o diagnóstico nutricional com base em evidências clínicas, antropométricas e alimentares”.

Nutricionistas são mais indicados nos casos de pacientes que buscam apenas emagrecer

Por serem profissões bem semelhantes, que atuam na área de nutrição, porém com enfoques diferentes, nutrólogo e nutricionista muitas vezes se complementam. Esta relação saudável só tende a beneficiar quem mais precisa: o paciente. “Como o nutricionista tem a função de prescrever o plano alimentar individualizado e detectar doenças nutricionais que precisam de terapias medicamentosas e diagnósticos clínicos, pode indicar um nutrólogo para fazer isso”, exemplifica Ana Paula.

Apesar de ambos os profissionais terem plenas condições de trabalhar nas mais diversas frentes da nutrição, o nutricionista larga na frente quando o assunto é emagrecimento. “Este profissional está totalmente preparado para realizar o diagnóstico nutricional e prescrever o plano alimentar individualizado para quem deseja emagrecer. Caso precise de um diagnóstico clínico mais detalhado, aí sim deve encaminhar o paciente a um nutrólogo ou cardiologista, gastroenterologista, etc.”, completa a nutricionista.

 

Dra. Ana Paula Moura é nutricionista e fitoterapeuta e atende no Rio de Janeiro. CRN 95100221

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × quatro =