Comer sopas é uma boa ideia para emagrecer no inverno?

No inverno é comum as sopas ganharem a preferência de muitas pessoas em suas refeições, o que é bom para quem deseja emagrecer. “Em geral, as sopas são boas opções para a perda de peso, principalmente quando utilizadas no horário do jantar. Nesta ocasião o metabolismo está menos acelerado e a digestão é mais lenta, o que sugere uma refeição mais leve”, explica a nutricionista Ana Paula Moura.

 

Todavia, as sopas só serão boas opções para a perda de peso se forem bem balanceadas, ressalta a especialista. Para serem consideradas nutricionalmente completas, devem seguir uma regra básica da nutrição: ter um alimento de cada grupo de alimentos (dois ou três vegetais diferentes, cereais e carne). Uma combinação com inhame, agrião, cenoura e frango sem pele exemplifica essa regra.

 

Sopa de ervilha e caldo verde: modo ideal de prepará-los para ajudar no emagrecimento

Segundo a nutricionista, as sopas mais comuns no tempo frio são as mais calóricas e cremosas, tais como a sopa de ervilha e o caldo verde. “A sopa de ervilha é muito nutritiva, pois utiliza uma leguminosa rica em fibras e proteína, mas se for feita com carnes salgadas e gordurosas, não será uma boa opção. O ideal é trocar a proteína desta sopa por uma carne magra ou frango”.

 

O caldo verde, figurinha certa nesta época do ano nas Festas Juninas, também pode ser feito em versão saudável, tendo em vista que ele contém a couve mineira, que é rica em fibras. “Assim como na sopa de ervilha, o recomendado é utilizar carne magra ou frango. A batata inglesa, base da receita, pode ser trocada por couve-flor. O melhor é que mesmo com essas medidas para gerenciamento do peso, o prato fica uma delícia”.

 

Importância de manter regularidade nos exercícios físicos

Por mais que o consumo de sopas ajude no emagrecimento, os quilos indesejados apenas serão de fato eliminados caso haja um comprometimento do indivíduo com a alimentação de modo geral e com a prática de exercícios físicos. O problema é que no inverno o corpo tende, instintivamente, a se manter mais quieto, a famosa preguiça. “Não manter regularidade nos exercícios físicos vai levar à perda do ritmo e do condicionamento físico e, consequentemente, ao ganho de peso”.

 

Dra. Ana Paula Moura é nutricionista e fitoterapeuta e atende no Rio de Janeiro. CRN 95100221

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *